Ontem foi o Solstício de Verão no hemisfério norte e esta madrugada foi possível acompanhar, diretamente de Stonehenge o nascer do sol sobre as pedras do monumento megalítico em Inglaterra, mas há mais um motivo para os apreciadores de astronomia olharem hoje o céu, com o primeiro eclipse solar de 2020.
+ Pela primeira vez solstício de verão em Stonehenge será transmitido on-line
+ Inverno começa neste sábado e previsão de poucos eventos de frio este ano
+ A mistura Bepantol + Hipoglós melhora a pele? Especialistas dizem se essa e outras receitas caseiras dão certo
Este é um fenômeno especial, classificado como eclipse de anel de fogo, ou eclipse anelar, que se deve ao fato da Lua não cobrir completamente o Sol, deixando passar um circulo de luz no momento máximo do eclipse.
O eclipse não é observável em todo o mundo, sendo visível apenas em algumas partes de África e da Ásia, onde a Lua bloqueou cerca de 98,81% do Sol no momento máximo, visível no Norte da Índia que teve a melhor observação direta do eclipse de hoje.
Um mapa interativo desenvolvido pela NASA permite verificar as zonas do globo onde se podia visualizar o eclipse de forma direta, e onde a Lua vai cobriu o sol de forma mais completa, já que em algumas regiões será apenas um eclipse parcial. Pode selecionar os pontos referidos na rota do eclipse, ou outros locais, para ver de que forma e a que horas acontece o eclipse.
Estas são algumas das imagens que já foram partilhadas, captadas sobretudo na Índia e no Paquistão.
LOOK: View of the partial solar eclipse in Pasig City as of 4:33pm.
The eclipse is visible in Metro Manila until 5:31pm
📸 @jmnualla pic.twitter.com/SJc3wBmAI8
— CNN Philippines (@cnnphilippines) June 21, 2020